segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ode ao crentês


Esse desabafo é fruto de minhas observações do cenário "evangélico" brasileiro.             



Ode ao crentês

Eu insulto o crentês! O crentês-níquel,

o crentês-crentês!
A digestão mau-feita da igreja!
O crentês-curva! O crentês-nádegas!
O crentês que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um espiritual pouco-a-pouco!

Eu insulto as aristocracias eclesiais!
Os apóstolos lampiões! os bispos Joões! os líderes
zurros!
que vivem dentro dos “templos” aos pulos;
e exigem sangues de alguns mil-fiéis fracos
para dizerem que os crentes falam o angeliquês
e tocam os “céus” com seus louvores!


Eu insulto o crentês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das revelações!
Fora os que determinam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva de bênçãos
o êxtase fará sempre Sol!

Morte à gordura!
Morte às adiposidades eclesiais!
Morte ao crentês-mensal!
ao crentês-campanha! ao crentês uno-mille !
Show da fé! Morte viva aos voluntários!
- Ai, deus, o que tens pra mim nos teus planos?
- Uma casa na praia... – Um milhão e meio!!!!
E os sem fé morrerão de fome!”

Come! Come-te a ti mesmo, oh religiosidade pasma!
Oh! Purée de batatas espirituais!
Oh! Cabelos nas ventas! oh! carecas!
Ira aos regulamentos não bíblicos!
Ira aos jejuns musculares! Morte à falsa reverência!
Ira ao bençãocentrismo! Ira aos im-pecáveis!
Ira aos desfalecimentos sem arrependimentos,
sempiternamente as mesmices eclesiais!
De mãos pro alto! Marco eu o compasso! Eia!
Dois a dois! Primeira unção! Vigia!
Todos para a central-gospel da minha ira inebriante.
Ira e repúdio! Ira e raiva! Ira e mais ira!

Morte ao crentês de joelhos,
fedendo religião e que não respeita a palavra de Deus!
Ira arco-íris! Ira fecunda! Ira cíclica!
Ira fundamentada, sem chavões!
Fora! Fu! Fora o crentês!...


De um cristão invocado (2012) Zé Libério

6 comentários:

Unknown disse...

Pr, que desabafo..rs me lembra a música do João Alexandre, uns tres ou quatro anos atrás...rs
Mas concordo contigo.
Ah...esta me devendo os nomes de uns livros...rs

abçs

Sergio Luiz Beletti

José Libério disse...


Una forma poética en demostrar la indignación con respecto a lo que vivimos hoy en la llamada iglesia de Cristo, donde en realidad Cristo ya dejo de ser el centro a mucho tiempo y los hombres creen que pueden tomar su lugar. Volvamos a Dios y a la esencia del evangelio que es nada más que EL OTRO.

Reberson Versalli

Unknown disse...

Que bom que Deus usa servos comprometidos com o Reino para questionar os desvios a que são levados os rebanhos por pastores que estão mais preocupados em alimentar seu próprio ego e, em alguns casos suas contas bancárias. A questão principal é que, como servos, devemos estar sempre disponíveis para apoiar voluntariamente aqueles que necessitam. A doação é a base do serviço decorrente da aplicação de Efésios 2:8-10. Fomos criados em Cristo Jesus para servir. É a síntese da missão integral. r

José Carlos disse...

O Louvor (= O Engrandecimento)

[1] Deus habita em meio aos louvores (Sl 22:3), MAS LOUVAR NÃO é sinônimo de "cantar", "dançar", "tocar instrumentos musicais" ou "bater palmas".

LOUVAR a Deus significa engrandecer a Deus, NÃO só com palavras, MAS sim com palavras acompanhadas de ATITUDES QUE LOUVAM A DEUS, tais como o SACRIFÍCIO DE LOUVOR QUE AGRADA A DEUS, que é a PRÁTICA DO BEM e o AMOR FRATERNAL (Hb 13:15,16); os corpos celestes louvam a Deus (Sl 148:3), as águas louvam a Deus (Sl 148:4), os animais louvam a Deus (Sl 148:7 – Sl 148:10), as montanhas louvam a Deus (Sl 148:9), as árvores louvam a Deus (Sl 148:9).

Louvar, engrandecer [James Strong: halal H1984]



Como Louvar a Deus

[2] Podemos expressar louvor (= engrandecimento) a Deus com danças (Sl 149:3 – Sl 150:4), com instrumentos musicais (Sl 149:4 – Sl 150:3-5), etc, MAS, tais expressões de louvor (= engrandecimento) DEVEM estar acompanhadas do SACRIFÍCIO DE LOUVOR QUE AGRADA A DEUS, que é a PRÁTICA DO BEM (= beneficência) (grego: G2140 eupoiias) e a COMUNHÃO (= amor fraternal) (grego: G2842 koinonias) (Hb 13:15,16), pois SEM TAL SACRIFÍCIO DE LOUVOR, cantar, dançar, tocar instrumentos musicais, bater palmas, etc, serão apenas LOUVOR DA BOCA PARA FORA ou LOUVOR DE APARÊNCIAS ou LOUVOR QUE NÃO CONDIZ COM AS ATITUDES DA PESSOA (Mc 7:6 - Is 29:13 - Am 5:23).

a) O SACRIFÍCIO DE LOUVOR é um FRUTO (Hb 13:15)

b) A árvore que produz esse FRUTO são as pessoas que confessam o nome de Jesus (lábios que confessam o nome de Jesus) (Hb 13:15)

c) OS SACRIFÍCIOS QUE AGRADAM A DEUS é a PRÁTICA DO BEM (beneficência) e o AMOR FRATERNAL (comunhão) (Hb 13:16)

Hebreus 13:15-16

15. Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um SACRIFÍCIO DE LOUVOR, que é FRUTO DE LÁBIOS que confessam o seu nome.
16. Não se esqueçam de FAZER O BEM (grego: eupoiias) e de REPARTIR COM OS OUTROS (grego: koinonias) que vocês têm, pois DE TAIS SACRIFÍCIOS DEUS SE AGRADA.



[3] Da mesma forma, a ajuda material (sustento) que os filipenses deram para o apóstolo Paulo (Fl 4:15,16), que é AJUDA AO NECESSITADO, é considerada como SACRIFÍCIO ACEITÁVEL AGRADÁVEL A DEUS (Fl 4:18).


José Carlos disse...

Sacrifício Vivo, Santo e Agradável a Deus -
O Culto Racional (Romanos 12:1)
 
Congregar NÃO é o Mesmo que Cultuar
[6] As pessoas que fazem parte do Corpo de Cristo DEVEM se reunir (congregar) em algum lugar (Hb 10:25) e, nesta reunião, uns têm cânticos (salmos), outros DOUTRINA, outros revelação, outros línguas e INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS, TUDO para a EDIFICAÇÃO (1Co 14:26); os irmãos em Cristo também devem ENSINAR UNS AOS OUTROS (Cl 3:16), MAS CONGREGAR NÃO é o mesmo que CULTUAR.
 
O Que é o Culto Racional
[7] Devemos cultuar a Deus com o CULTO RACIONAL; o CULTO RACIONAL é apresentar os nossos próprios corpos a Deus como SACRIFÍCIO VIVO, SANTO E AGRADÁVEL (Rm 12:1), tendo umaTRANSFORMAÇÃO DE MENTE (Rm 12:2).
SACRIFÍCIO VIVO
[8] Um corpo como sendo um sacrifício VIVO significa que devemos VIVER E ANDAR EM ESPÍRITO (Gl 5:25 - Gl 5:16), que é ter uma vida, apresentando o Fruto do Espírito: amor (caridade), alegria (gozo), paz, paciência (longanimidade), benignidade (ser amável), bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (temperança) (Gl 5:22).
SACRIFÍCIO SANTO
[9] Um corpo como sendo um sacrifício SANTO significa que não podemos nos prostituir (1Co 6:15-20), significa que temos que nos santificar (1Ts 4:3 - 1Ts 4:7 - Hb 12:14 - Rm 6:19).
SACRIFÍCIO AGRADÁVEL
[10] Um corpo como sendo um sacrifício AGRADÁVEL significa que devemos fazer a Vontade de Deus; a Vontade de Deus, para as nossas vidas, é (a) que nos santifiquemos (1Ts 4:3), (b) que tenhamos um coração grato, em todas as situações (1Ts 5:18), (c) que tenhamos a vida eterna (Jo 6:40), (d) que TODOS sejam salvos e tenham TOTAL conhecimento da VERDADE (1Tm 2:3,4) e que possamos calar a ignorância, através da PRÁTICA DO BEM (1Pe 13,15);
[11] O apóstolo Paulo estava passando necessidades materiais (Fl 4:16), os irmãos em Filipos deram ajuda material para o apóstolo Paulo (Fl 4:15,16) e essa AJUDA AO NECESSITADO é considerado como sendo um SACRIFÍCIO ACEITÁVEL E APRAZÍVEL A DEUS (Fl 4:17,18). 
[12] Os SACRIFÍCIOS QUE AGRADAM A DEUS é a PRÁTICA DO BEM (beneficência) e o AMOR FRATERNAL (comunhão) (Hb 13:16) e esse sacrifício (pratica do bem e amor fraternal) é um FRUTO DE LOUVOR (SACRIFÍCIO DE LOUVOR) produzido por pessoas que confessam o nome de Jesus (lábios que confessam o nome de Jesus) (Hb 13:15)

José Carlos disse...

Sacrifício Aceitável e Aprazível a Deus (Filipenses 4:15-18)
[17] O apóstolo Paulo estava passando necessidades materiais (Fl 4:16), os irmãos em Filipos deram ajuda material para o apóstolo Paulo (Fl 4:15,16) e essa AJUDA AO NECESSITADO é considerado como sendo um SACRIFÍCIO ACEITÁVEL E APRAZÍVEL A DEUS (Fl 4:17,18).
Filipenses 4:15-18
15. Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; 
16. porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes SUPRIR-ME AS NECESSIDADES. 
17. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. 
18. Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como SACRIFÍCIO ACEITÁVEL E APRAZÍVEL A DEUS.
 --------------------------------------------------------------------------------------------
Sacrifício de Louvor (Hebreus 13:15,16)
[18] Podemos expressar louvor (= engrandecimento) a Deus com danças (Sl 149:3 – Sl 150:4), com instrumentos musicais (Sl 149:4 – Sl 150:3-5), etc, MAS, tais expressões de louvor (= engrandecimento) DEVEM estar acompanhadas do SACRIFÍCIO DE LOUVOR QUE AGRADA A DEUS, que é a PRÁTICA DO BEM (= beneficência) (grego: G2140 eupoiias
) e a COMUNHÃO (= amor fraternal) (grego: G2842 koinonias
) (Hb 13:15,16), pois SEM TAL SACRIFÍCIO DE LOUVOR, cantar, dançar, tocar instrumentos musicais, bater palmas, etc, serão apenas LOUVOR DA BOCA PARA FORA ou LOUVOR DE APARÊNCIAS ou LOUVOR QUE NÃO CONDIZ COM AS ATITUDES DA PESSOA (Mc 7:6 - Is 29:13 - Am 5:23).
a) O SACRIFÍCIO DE LOUVOR é um FRUTO (Hb 13:15)
b) A árvore que produz esse FRUTO são as pessoas que confessam o nome de Jesus (lábios que confessam o nome de Jesus) (Hb 13:15)
c) OS SACRIFÍCIOS QUE AGRADAM A DEUS é a PRÁTICA DO BEM (beneficência) e o AMOR FRATERNAL (comunhão) (Hb 13:16)
Hebreus
 13:15-16
15. Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um SACRIFÍCIO DE LOUVOR, que é FRUTO DE LÁBIOS que confessam o seu nome. 
16. Não se esqueçam de FAZER O BEM (grego: eupoiias) e de REPARTIR COM OS OUTROS (grego: koinonias) que vocês têm, pois DE TAIS SACRIFÍCIOS DEUS SE AGRADA.